DESTAQUE

    Posts em Destaque

Loading...

Dome o consumo do Windows Vista

As dicas são simples, mas fazem a diferença no desempenho, acompanhe.

Desativando o AERO do Windows:

O serviço AERO do Windows faz com que as janelas fiquem com bordas transparentes e quando você aperte a tecla “Windows +TAB” um efeito 3D ocorra. Infelizmente esse serviço é extremamente pesado demandando além de memória aceleração 3D por parte de sua placa de vídeo.

Vamos à desativação:

No seu desktop clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Personalizar”. Escolha agora a opção “Cor e aparência de janela”. Na tela que abriu escolha uma das seguintes opções:

Primeiro desmarque: "Ativar trasparência". Depois em abaixo, clique em "Abrir as propriedades clássicas..." e escolha "Windows Vista Basic" (idêntico ao tema com AERO. Só mudando as bordas translúcidas e o efeito Flip3D). Ou então “Padrão do Windows” ou “Tema clássico do Windows”. São temas leves. Mas tem aparência do Windows 95. O tema “Básico do Windows Vista” é muito bonito e leve.

Desativando outros recursos do Windows

Alguns recursos instalados do Windows você nunca vai usar. Mas eles estão lá instalados e consumindo memória. Vamos desabilitá-los!

Entre no menu Iniciar, então no Painel de Controle, clique em “Programas”. Escolha a opção “Ativar ou desativar Recursos do Windows” (aguarde em quanto à lista é preenchida):

O principal item a ser desmarcado aqui é o “Serviço de Indexação” (esse serviço fica varrendo seu HD em procura de novos arquivos. Ele faz um “catálogo” para o Windows desses arquivos e isso faz com que suas buscam sejam mais rápidas. Infelizmente esse recurso consome memória e fica usando o disco rígido o tempo todo. E vejam bem. As buscas vão continuar funcionando normalmente sem esse serviço. Portanto desmarque.

Além disso, você ainda pode desmarcar: Jogos (se você não gosta deles), Espaço de Reunião do Windows (se você não sabe o que é ou não usa), Serviços de Impressão (se você não tiver uma impressora), Componentes Opcionais do Tablet PC (se você não sabe o que é ou não usa um Tablet) e Fax e Scan do Windows(Se você não usa)

Terminado as modificações aperte o botão OK. (Aguarde a aplicação das mudanças e reinicie se for pedido).

Desativando a indexação dos discos:

Além do serviço de indexação do Windows você pode desativar a indexação dos discos!
(A indexação dos discos tem o mesmo propósito do serviço. Agilizar pesquisas. Mas como as mesmas funcionam bem sem isso. E já que isso fica consumindo recursos. Desative)

Do seu Desktop clique duas vezes no ícone “Meu Computador” (se ele não estiver visível entre no Menu Iniciar e clique no botão “Computador”).
Aí vão aparecer ícones de todas as suas unidades de HDs(ou partições), CD/DVD, disquetes etc.

Repita o processo descrito a seguir em todos os ícones referentes às unidades ou partições:

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone das unidades ou partições.

Escolha a opção Propriedades. E nessa nova tela que abriu desmarque a caixa “Indexar disco para agilizar pesquisa de arquivo”. Dê aplicar (aguarde todo o processo) e então de OK.

OBS: Se o Windows vier com alguma mensagem durante esse processo simplesmente escolha a opção “Ignorar Tudo”. Isso é normal e você não foi prejudicado de forma alguma OK.


Desabilitando a desfragmentação automática dos Discos

O HD se fragmenta com o tempo, perdendo velocidade, isso é fato. Desfragmentar ele ajuda a melhorar a velocidade. Infelizmente o Windows consome recursos preciosos ao deixar essa tarefa “automatizada”... Nós vamos desabilitar isso!

Entre no Menu Iniciar, e então em: "Todos os Programas" (ou "Programas" no menu clássico), entre em "acessórios" e então em "Ferramentas do Sistema"... Por fim escolha a opção “Desfragmentador” (Defrag ou dfrgui em alguns)...
Desmarque a opção “Desfragmentar seguindo um agendamento (recomendado)” de OK e feche.

Para não ficar sem o desfragmentador faça o seguinte. Uma vez a cada 15 dias, entre lá e faça manualmente clicando no botão “Desfragmentar agora”. (se você é dessas pessoas que esquecem crie um atalho no Desktop e jogue esse atalho numa pasta chamada, por exemplo, de Manutenção)
Quando você tiver tempo, você desfragmenta! (e o Windows não “puxa” recursos durante todo o tempo).


Desativando a Barra Lateral do Windows

A barra lateral do Windows é um novo aplicativo da Microsoft muito interessante. Um dos “diferenciais” da parte estética do Windows Vista que busca trazer vários outros “pequenos” aplicativos chamados “Gadgets” para área de trabalho, dentre eles temos coisas como relógios, calendário, medidor de CPU, mini “slide” de fotos, previsão do tempo, etc... E você ainda pode procurar na Internet por mais deles... com diversas funções.

Mas infelizmente é mais um aplicativo que consome memória e outros recursos.

Além disso, muitos gadgets utilizam outros recursos... Por exemplo, o de previsão do tempo tem que acessar a Internet constantemente para “saber” a previsão do tempo... O que mostra slides de fotos fica acessando seu HD para fazer a troca das fotos... e por aí vai.

Se a busca é velocidade... Desabilitar a barra lateral vai ajudar um bocado.

Vamos fazer isso:

As configurações da barra podem ser acessadas pelo ícone dela na barra de tarefas... (perto do relógio) .

Simplesmente clique com o botão direito sobre o ícone e selecione a opção Propriedades. Nessa nova tela que abriu desmarque a opção “Iniciar a barra lateral quando o Windows for iniciado”.

Isso impede que a barra de tarefas inicie com o Windows... (se você quiser, pode fechar ela manualmente agora... clique novamente no ícone com o botão direito do mouse e escolha a opção “Sair”.
Pronto com essas simples dicas você notará um aumento na performance do Windows Vista.

[]´s!
Um grande abraço...
Fonte: Fórum PCs
COMPARTILHAR:

+1

author

Este post foi escrito por: Nome do Autor

Aqui voce coloca sua descrição!

Receba gratuito para sua Caixa de Email

2 comentários

ola pessoal o sistema do meu pc e o windows vista e tenho seguido algmas dicas para melhorar o desempenho do mesmo acontece q nao consigo acessar as propriedades de meu computador a janela nao abri o mesmo acontece com a opçao personalizar no desktop bom se poderem me ajudar agradeço e parabens pela iniciativa muito boa

Reply

Olha.. gostaria que alguem me ajudasse.. Tenhu um notebook com windows vista..instalei o vista glass pra fica com um tema mais moderno, porem acabei apagando o tema principal do vista !! e agora todos meus temas sumiram e o pc ta com cara de windows 95, e não consigo acessar os temas na personalização do pc!! Se alguem puder mi ajudar !! Agradeço meu msn: agronomia.hugo@hotmail.com

Reply
CodeNirvana
© Copyright CantimdaNoticia| Traduzido Por: Mais Template | Designed By Code Nirvana
Back To Top